O Rolls-Royce Trent XWB-97 que vai equipar o futuro A350-1000 está em grande desenvolvimento, com cinco a oito motores de ensaio a funcionar e tendo completado o marco dos 1000 ciclos. O próximo elemento-chave é motor FTB (Flying Test Bed) que foi enviado para a Airbus, em Toulouse. Está a ser preparado para ser instalado no avião berço de teste A380. Desde o arranque, no dia 11 de Julho de 2014, o Trent XWB-97 teve um grande programa de desenvolvimento, completando muitos testes chave incluindo gelo e raios X. Já completou 838 horas de funcionamento, o equivalente a 1390 ciclos (ou voos). A confiança é elevada para completar todos os testes, apoiados por uma série de bons resultados.
As primeiras 150 horas de teste de endurance completadas em Junho incluíram 16 horas à potência máxima de descolagem. Outro motor de ensaio está nas instalações da Rolls-Royce em Stennis, no Mississipi (Estados Unidos) em fase de testes de vibrações e ventos cruzados. Quando o Trent XWB-97 for para o ar no avião berço de teste A380, no Outono, uma outra meta será alcançada: será o único produto da Rolls-Royce a incluir uma grande estrutura utilizando a fabricação em camadas aditivas (ALM – additive layer manufacturing), também conhecida por impressão 3D: o anel dianteiro de carga em titânio com 1,5 m de diâmetro.
Fonte: NewAvia
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